segunda-feira, 21 de julho de 2008

O ESPELHO TEM DUAS FACES



Resolvi inaugurar uma nova temática: cinema - os filmes que eu adoro assistir.

Para começar. O Espelho tem Duas Faces, com Barbara Streisand e Jeff Bridges, entre outros. O filme é de 1996 e conta, simultâneamente, duas histórias muito interessantes sobre uma solteirona professora de Literatura: sua relação com a mãe - alguém que faz questão de ofuscar as filhas, e sua própria transformação quando encontra o amor, e resolve lutar por ele.

Dois professores da Columbia University sentem-se solitários, após sofrerem uma decepção amorosa. Ele, Gregory Larkin (Jeff Bridges), é um professor de matemática extremamente introvertido e que ainda idolatra Candy - sua ex-namorada que o trocou por outro.
Ela, Rose Morgan (Barbra Streisand), é uma professora de literatura muito comunicativa, que viu sua grande paixão, Alex (Pierce Brosnan), se casar com sua irmã.

Tentando se livrar da solidão e encontrar com quem conversar, Gregory coloca um anúncio num correio sentimental. Sua irmã decide responder como se fosse apenas Rose, já que ambos pertencem a mesma universidade. Após alguns encontros totalmente platônicos e devido a um erro de interpretação de uma aula de Rose, Gregory a pede em casamento, propondo terem uma união baseada apenas nas suas preferências intelectuais e totalmente desprovida de sexo. No início ela consegue suportar tal situação, mas sofre uma grande decepção ao constatar que ele não a deseja e foge. Se refugia para, então, encontrar a si mesma.

Com um elenco de ótimos atores em um bom momento (Lauren Bacall, Mimi Rogers e Pierce Brosnan - ele mesmo, o 007), embalado por uma trilha sonora que tem até Pavarotti, é um filme romântico com um pouco de comédia, mas, acima de tudo, uma bela representação de como às vezes é duro seguir em frente, por que o colo que a gente quer nunca cai do céu nem vem numa bandeja- temos que lutar por ele.

Gosto muito desse filme por que, em algum momento, assim como na vida, cada um é chamado a refletir sobre si mesmo: o que quer, o que ama, onde está, onde está o que ama, se reflete ou não. (Além disso, o Jeff Bridges é um gato!!!!)