quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Ser, estar, parecer...


Os dois quadros que ilustram esta página são do Mestre Monet.

Humanidade. Condição estranha para se construir, não? É preciso aprender, pensar, decidir, agir, enquadrar-se ou não, e em caso negativo, aguentar as consequências. Mas o mais complicado de tudo são os sentimentos. Uns a gente vai acompanhando o surgimento e evolução, poucos nós podemos conduzir, e os mais fortes simplesmentem tomam o poder e costumam nos levar à loucura. Alguns a gente consegue expressar através da arte, como MONET nestas duas lindas pinturas, ou como o faz José Saramago, meu amado Nobel Português e rabugento. Maravilhosos exemplares da espécie humana esses dois.

A convivência com os outros membros da humanidade também é uma luta. Com os do sexo oposto, então, nem se fala. Uns encantam a gente sem ter a menor desconfiança de estarem fazendo isso; outros nos inspiram a vontade de cometer um crime de caso pensado. Tem gente que consegue ser pragmática, é claro, mas estou certa de que nenhuma delas nasceu sob o signo de peixes...

É bom, no geral, existir. Às vezes é difícil usar bem o tempo que temos, e é muito chato ficar se lamentando pelo desperdício cometido, mas são coisas da vida. Tem gente que até aprende algumas coisas úteis com a idade. Essa é a minha esperança. Aprender. Os dias em que a solidão se instala são, indubitavelmente, os mais longos.