segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Começou o FSM e a terra, Graças a Deus, é redonda.

Hoje começou a décima edição do Fórum Social Mundial, que vai até sexta (20/01) em Porto Alegre - RS. Por mais que alguns digam que é uma reunião sem utilidade prática, ou de gente muito à esquerda, acho que é um evento de grande importância para a humanidade, por personificar questionamentos acerca do sistema econômico vigente. O capitalismo é só o atual sistema econômico em que vivemos, como já foram o feudalismo e a escravidão anteriormente. Não é uma coisa que sempre existiu e nem que precisa continuar sendo sempre assim.

Não só pelo fato de a Terra ser redonda, estamos sempre em movimento. No entanto, me parece que vivemos um momento particularmente mais movimentado, ultimamente. Um pouco devido às evoluções tecnológicas, mas muito por observarmos o que, afinal, a humanidade tem feito com os instrumentos de que dispõe.

Um bom exemplo disso foram os questionamentos que pipocaram logo após os socorros aos bancos quebrados pelo mundo afora, por vermos como - imediatamente - apareceram bilhões para socorrer o sistema financeiro, enquanto há decadas um incontável número de seres humanos morre pelo mundo afora por falta de comida. Por que esse dinheiro não surgiu para cuidar disso, fosse alimentando-os, fosse estruturando os países mais pobres, fosse financiando escolas para gerar desenvolvimento, fosse financiando programas de controle de natalidade. Enfim, por que o ser humano não é prioridade para ser socorrido, mas os detentores do dinheiro são?