quarta-feira, 20 de maio de 2009

...a tentação de reclamar e lamentar é muito forte...

...tão forte que estou tendo dificuldade de cortar voltas dela. Não é só por saber que problemas todos os temos que não quero me entregar às reclamações, é por saber que não resolverá nada e, de quebra, ainda acaba-se alugando inustamente um outro ser humano (o próximo) que não merece esse castigo.

O que me incomoda esta semana é a minha menina. Não que ela tenha feito algo de grave, do ponto de vista de bagunças e pirraças, esta semana. É o todo que me preocupa. Ela decidiu não dar ouvidos a nada do que eu falo. Dai resulta que ela não se dedica aos estudos, nem o que excede a parca escola onde estuda, para ter melhores possibilidades na vida, nem para sair-se bem nesta mesma parca escola.

Tudo o que eu mais vejo como negativo na humanidade parece ser o que ela quer abraçar: namorar cedo, cultivar a aparência para competir com as meninas da escola, andar maquiada aos 11 anos, tirar somente a nota necessária para passar - por que estudar pra aprender é chato, ficar na rua à toa como todo mundo faz... Claro que tudo que eu ainda consigo impedi-la de fazer é motivo de pirraças e grosserias, comigo e com os irmãos, e sabe lá Deus o que ela escreve sobre mim em seu diário!

As pessoas que eu andei alugando com isso, às quais agradeço pela paciência, me dizem que isso é assim mesmo, que é normal da adolescência. Eu entendo isso, mas entender não ameniza o meu sofrimento, não me traz paz. Entender não resolve o problema, por que não posso ficar esperando ela fazer uma merda pela qual pagará por toda a sua existência somente por que ela não me escuta. Não acho que uma mãe deva simplesmente ficar na platéia dizendo: parabéns, quando o filho obtém êxito; e: você está colhendo o que plantou, quando desliza pela vida afora.

Não que eu queira sofrer por antecipação, só está sendo difícil viver esse últimos dias.