quinta-feira, 16 de abril de 2009

Jane Austen - Orgulho e Preconceito


Orgulho e Preconceito é um dos livros da escritora Jane Austen, assim como Emma, Persuasão e Razão e Sensibilidade, dos quais somente Persuasão não foi filmado.
Em que pese o fato de ser uma autora do século XIX que escrevia estórias não engajadas, ambientadas no século XIX, além do fato de serem obras em que impera a decência e o recato, há algo nela que eu amo tremendamente: ela contava histórias em que o amor vence no final. Nada mais irreal em qualquer tempo, nada que eu deseje mais na vida do que isso.

Gosto muito da heroína deste filme em particular, uma moça decidida, embora preocupada com as exigências impostas às mulheres e bem consciente disso; não sendo por isso uma mulher burra ou tola, como poderia ser mais real.
Uma mulher de personalidade difícil, principalmente em seu contexto familiar, mas que não capitula e não se dobra, a não ser ao amor.


Eu sei que sou brega!!! Sou, sou mesmo!!! Mas, olhem que imagem linda, aqui em baixo:


" Ai que saudade que eu tenho da aurora da minha vida, do meu amor perdido, que não pode ser-me devolvido!"



Hoje é um daqueles raros dias...

...em que me sinto bonita!! Sério. Estou com os cabelos soltos, porem secos ao natural, enrolados e cheinhos, uma blusa comum e uma calça jeans surrada, mas sinto-me linda como uma modelo.
Coisa engraçada, né?

Para compartilhar minha alegria, dicas de leitura:

- Solano Trindade, o poeta do povo;

- A menina que Roubava livros, ambientado durante a segunda guerra, é impressionante o que autor faz contando essa história;

- Cadernos de Noah, amor puro;

- O ano da morte de Ricardo Reis, meu querido Saramago tirando o sossego do leitor (Graças a Deus!).

Boas leituras.