quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Música Clássica

Quando eu era criança bem pequena, tipo em 1978, havia um programa nas manhãs de domingo da Rede Globo - Concertos para a Juventude. Exibiam concertos de música clássica, com orquestras inteiras ou partes, quartetos de cordas, solos de piano, enfim, variadas formas e autores. Além disso, haviam também os desenhos da Disney, que utilizavam muita música clássica. Esse é um dos acasos da vida que me ajudaram a conhecer música de boa qualidade, considerando que não tínhamos nem rádio, nem vitrola em casa nessa época.
Adoro esse tipo de música até hoje, e tive o cuidado de permitir que os meus filhos também pudessem ouvir desde pequenos. Gosto muito de Tchaikovsky (?), mas não conheço o suficiente para escolher um autor preferido ainda. Acabei ouvindo sempre os principais, e nem ouvi o conjunto de sua obra ainda. Esta é uma das minhas metas para este ano: consolidar esse conhecimento.
Quanto aos instrumentos musicais, gosto principalmente de piano e violino. O som, a aparência, tudo neles é harmônico e bonito.

UM LUGAR NO UNIVERSO

Hoje, após terminar a faculdade e estar no meio da especialização, sinto-me como se stivesse procurando um lugar pra me encaixar, um meio - assim como o peixe pertence ao mar. Me sinto solta, sem porto.
Curiosamente só me sinto ancorada quando "você" me abraça. Sabe aquele alívio, quando você suspira e diz: - chegeui!!. Consola-me a idéia de que gosto de estar em mim e gosto de ser eu. Fujo de seres extrnos, não de mim mesma. Não sou, claro, perfeita, mas convivo bem com os meus defeitos e me encontro em meu caos particular.
Acho que a idade certa pra sentir-se assim "onde estou-quem sou eu?" é a adolescência. Infelizmente, durante a minha não havia espaço pra eu me buscar. Mas estou tentando aproveitar esse momento pra aprender.
Se pensarmos em relatividade, considerando que eu viva os 90 anos que planejo, estou - de fato - na adolescência da minha vida.