sábado, 17 de agosto de 2013

Pesquisar as memórias da construção deste país.



Em 2017 o Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro completará seus primeiros 100 anos.Num país que tem pouco mais de 500 anos, sendo pouco mais de 200 como República, é questão para ser muito comemorada e divulgada. Num país em que os trabalhadores sempre foram mantidos à parte da direção dos rumos, esta organização forneceu contraponto em momentos essenciais da formação da nação.

Está em funcionamento a Comissão da Verdade, em várias esferas pelo país afora, e esta questão é fundamental para construirmos nosso país e consolidarmos a democracia. Na última terça foram devolvidos os mandatos dos deputados comunistas cassados em 1948.

Seja na escola, na universidade, lendo em casa ou em conjunto, faz parte da cidadania conhecer o que se passou e o que se passa no país e no mundo e dedicar parte do nosso tempo a intervir, isto também em anos de eleição,em que não devemos escolher entre o menos pior. Da mesma forma, ser militante de partidos não é coisa de ETs ou iluminados, muito menos de desocupados. Partidos são fundamentais numa democracia, e a razão para existirem não é simplesmente serem fornecedores de número para candidatos. Há de se discutir ideias e visões de mundo.

Viver em sociedade impõe tarefas a todos. Como vemos, a luta no Brasil vem delonga data. Se há algum gigante que acordou em 2013, certamente nunca houve razão para que estivesse dormindo.