domingo, 8 de setembro de 2013

Saúde, idade, envelhecimento.


Essa é uma foto que tirei da minha mão. Não, não estou com nenhuma doença na mão. Eu estava tirando fotos de mim, e quis tirar uma foto da minha mão. Enquanto procurava um ângulo, estiquei os dedos - faço isso de vez em quando - e pensei em doenças da idade que, por exemplo, atrofiem alguma parte do corpo.

Sim, ando pensando muito em idade, envelhecimento. Claro, há atitudes que podemos tomar pra envelhecermos melhor. Ando experimentando a terapia e o curso de espanhol, sem falar nas leituras desde 2006, quando entrei pra faculdade. O negócio é que há diversos acontecimentos que não podemos prever nem evitar.

Eu tive uma amiga da escola cuja mãe tinha reumatismo. Andava com muita dificuldade e sentia muitas dores. Havia trabalhado a vida inteira como faxineira numa fábrica, e em casa, onde criou suas duas filhas. Normalmente não pensamos nisso, vamos cumprindo as tarefas da vida, e é mesmo difícil ter tempo e dinheiro pra cuidar (a sério) da saúde.

Do ponto de vista das formalidades do mundo do trabalho, aos assalariados está reservado um período de grandes dificuldades, a considerar o valor e a burocracia para conseguir a aposentadoria. Do ponto de vista do lugar na sociedade, para muitos ainda os "velhos" deveriam ficar fora do caminho. Os que tem boa saúde deveriam naturalmente se oferecer para serem babás dos netos.

Há algo muito errado nesta sociedade.