quarta-feira, 17 de abril de 2013

Quando estudar é uma tarefa.


Para todos os profissionais, estudar para iniciar uma formação e, depois, para manter-se atualizado, já que no mundo nada fica estático, é uma coisa possível de entender. Mas estou pensando nas tarefas dos profissionais de educação, principalmente os professores. Boa parte da nossa tarefa envolve estudar, ler e reler os materiais referentes aos conteúdos que nos cabe compartilhar com os nossos alunos. No entanto, além daquilo que esta diretamente relacionado com o que lecionamos, quem se propõe a ser "acadêmico" precisa manter-se publicando.

Ensaios, artigos acadêmicos, pesquisas com determinados formatos são tarefas constantes para quem escolheu ser professor da graduação, pesquisador, deve manter um certo ritmo de leitura e escrita. Esse foi o caminho que escolhi, e estou a cada dia exercitando essas tarefas. O bom é que eu realmente gosto muito de ler, e não tenho muita dificuldade em escrever. Mas preciso me adequar melhor aos formatos de ensaios e artigos acadêmicos. Eu sei...só praticando isso será alcançado.

Há umas vantagens nessa escolha por estar permanentemente estudando, principalmente a possibilidade de pensar muito sobre o mundo, as coisas, perspectivas, sem falar em chegar à velhice com bastante conhecimento acumulado. Quem sabe eu envelheço sem ficar uma velhinha muito chata, né!!!

P.S. Nesta segunda, 15 de abril, a minha querida Vanessa Mattos defendeu sua dissertação de mestrado, muito bem, como é sua característica. Uma banca muito qualificada, composta pelo nosso orientador Luis Maffei, Prof. Maria Lucia Wiltshire de Oliveira e o Prof. Jorge Fernandes da Silveira da UFRJ.