sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

dia da festa da empresa...



Aproveitando o paralelo de que AVATAR apresentará personagem projetadas em outros personagens e a festa da minha emrpesa ser "à fantasia", vou gastar os minutos que me restam antes do início da dita cuja relaxando do único modo que, de fato, funciona (considerando que estou sozinha, pois para um relaxamento a dois haveria outra atividade muuuuuito mais interessante!).

Acho fascinante na contação de histórias, incluindo-se aí os filmes, essa possibilidade de criação de um universo totalmente inventado por nós, mesmo quando baseamos tal ficção em fatos reais. Desde os griôs africanos, que ensinavam as tradições e a história de seu povo aos mais jovens contando histórias sob a sombra de grandes árvores, até os Irmãos Grimm, que compilaram uma série de histórias populares, passando por todos os autores, a humanidade de fato necessita desses exercícios: o de contar e o de ouvir histórias. Necessita porque o ser humano é, sobretudo, um ser que pensa.

Claro que o cinema, para efeito de distração, tem a vantagem das imagens, que são outra conversa. Mas tudo está incluído na capacidade de pensar. Talvez essa , depois da capacidade de amar, seja a característica mais importante do ser humano. Pena que, no capitalismo, trabalha-se diuturnamente para que a maioria deixe de fazer esse exercício.