sábado, 8 de setembro de 2012

Exercícios, testes e rascunhos.

Nesta foto, assim como na maioria das fotos que se consegue tirar da minha pessoa, estou com uma postura ou expressão inadequada. Neste caso específico, foi a insistência da minha menina que me deixou com esse sorriso engraçado. Ela prefere tentar me fazer rir antes de tirar a foto. Quanto a mim, na verdade eu desejava apenas registrar a toca preta que, aliás, ficou pequena. Eu estava experimentando um modelo de boina, então, como teste, ficou legal.

Na vida há algumas oportunidades de testarmos coisas, caminhos, comportamentos,ideias, conhecimentos. Convenciona-se que os períodos da infância e adolescência, os momentos de formação do ser humano por excelência, são a época adequada para isso, preparando o adulto que todos nós devemos nos tornar a partir dos 18 anos, a maioridade civil. No entanto, penso que seja fundamental mantermos estes exercícios de viver utilizando a mente ao longo de toda a vida.

Contra uma vida orientada pelo conhecimento associado com o discernimento e a observação, estão as sociedades formatadas no capitalismo em que, como o que se objetiva é o lucro e para quem tudo o que há na sociedade - de produtos a comportamentos - deve ser mercadoria cambiável, orienta-se todas as pessoas a manterem padrões de comportamento, portanto afastadas da atividade de pensar. Isso que acreditamos ser natural, de termos de trabalhar muito para garantir o dinheiro necessário pra pagar as contas, além de mantermos o emprego, e estudar alguma coisa para melhorarmos de posição, para melhorar o salário, ficando sem tempo de ler, apreciar arte, música, desenvolver algum hobby, atividade física - ou seja, usufruir da vida - é fruto do modo capitalista de organização, em que a maioria trabalha demais e ganha absolutamente pouco para que a minoria que está no controle viva com ouro e jóias ferraris e iates, apartamentos de luxo e todo o conforto.

Não, não há nada de natural nesta exploração toda. A minha boina, esse rascunho, nasceu disso: da falta de dinheiro de comprar uma boina - que custa em torno de 120 reais. Tento fazer uma similar de crochê que só me custa tempo e dois novelos de linha (15,00).