sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Sabe Karl Marx...


...aquele "velhinho" que, autor de estudos sobre economia e sociedade, reunidos naquele livrinho singelo "O Capital"? Então, a gente olhando pra a sociedade atual, pro nosso histórico de guerras, pra quantidade de desigualdades em que vivemos, então: já não seria o momento de começarmos - a sério e em conjunto - sobre a necessidade de modificarmos o modo como essa sociedade se estrutura, ou seja, pisando na humanidade de milhares de pessoas, comprando e vendendo a humanidade de outros milhares?

Essa imagem é uma daquelas estátuas de ANTONY GORMLEY, que estão expostas no CCBB-RJ até o próximo domingo. Já vi pessoas tirarem fotos ao lado de algumas delas, sentadas, deitadas, abraçadas. A mim estas imagens somente lembram presos políticos, prisioneiros de guerra, mortos em guerras pelo mundo afora.

Concordo que, no momento, eu mesma não saberia  traçar exatamente os caminhos para a construção de uma nova sociedade, e não é tanto por causa das experiência socialistas iniciadas no século XX, mas por causa da força das propagandas em prol do individualismo e do consumo das nossas sociedades capitalistas, que moldam as pessoas desde a mais tenra idade. Como construir uma sociedade diferente quando, por exemplo, todas as soluções propostas - das questões de saúde às de meio ambiente - passam pelos interesses comerciais?

                                                       Marx - Engels - Lenin - Stalin

Passei muitos anos no Partido Comunista e, embora eu não consiga mais compor os seus quadros, não apaguei essa experiência de mim e nem pretendo.