sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O uso dos benefícios pagos com dinheiro público.

Quando eu era criança, já fazem uns trinta anos isso, nós estudávamos perto de casa, ou tínhamos que pagar a passagem do ônibus. Portanto, a conquista do direito do passe livre, pago pelo poder público, representou um avanço para a sociedade, na medida em que a necessidade de deslocamento deixou de ser impedimento para os pobres estudarem.

Lembro-me que, certa vez, tentando me prender em casa, pois eu era a única dos três filhos que ainda estudava na minha casa, mas era o segundo ano do segundo grau e longe de casa, meu pai deixou-me sem dinheiro de passagem. Não era nada exatamente contra a escolarização, é que ele tinha decidido que eu iria dedicar a minha vida a cuidar da minha mãe, cuja vida ele destruiu com a conivência dela. Isto não aconteceria se já existisse o passe livre.

Mas uma prática muito desonesta surgiu, juntamente com o passe livre, que é o seu uso indevido, já que muitos que não estão estudando matriculam-se somente para ter o cartão de passagem. Lamento por que tal prática pode dar munição àqueles que acham que o governo não deve ser assistencialista e que pagar passagem seja assistencialismo.