quarta-feira, 22 de outubro de 2008

HARRY POTTER






Sim, sim, em algum momento eu precisaria falar sobre ele: Harry Potter!!!

Há alguns anos, meu mais velho ganhou o primeiro livro da série, que leu sem a minha censura prévia. Meu primeiro pensamento era ler o livro assim que ele acabasse, por dois motivos:

- Para saber exatamente do que se tratava, devido à polêmica que já se formava em torno da obra;

_ Para, óbviamente, que ele tivesse com quem conversar sobre o livro.

Finda a sua leitura, com muito entusiasmo me pediu que lêsse o livro. Foi aí que eu me apaixonei. E quais as razões para isso:

_ Harry Potter é uma obra que podemos classificar como fantástico, uma obra em que a magia e o sobrenatural são muito reais. É a história de um bruxo, que vai para uma escola de magia, onde está representada toda uma civilização, como modos, costumes e regras internas próprias. Eu amo histórias irreais.

_ Harry fica órfão logo no início da história, sendo criado por parentes que não o amam, por que escolheram simplesmente não prestar atenção nele e tratá-lo como um estorvo. Mas ele não se torna alguém amargurado. Essa parte da sua caracterização fala comigo, diretamente. Passei parte da minha vida vendo "aquelas pessoas" querendo me reduzir a alguém que ia tomar conta da mãe, um estorvo. A solidão em Harry Potter é gritante.



Ao contrário de J. R. R. Tolkien, em o Senhor dos Anéis, J. K. Howling não cria uma mundo inédito para ambientar Harry Potter. O que ela cria é um novo povo, completamente integrado ao nosso mundo real, mas que vivem relações próprias entre si e entre os conceitos da boa convivência social, mas que são humanos com defeitos iguais a qualquer outro. Aparentemente é uma sociedade onde as pessoas estudam mais, inclusive a própria história.
Ao longo da obra, temos variados assuntos sendo abordados: amizade, traição, amor, confusões da adolescência, relações familiares harmoniosas e as distantes também.

Tocando nesse assunto, família, algo que me emociona tremendamente é o carinho com que a família Wesley ( do Rony) se relaciona com Harry Potter. Em detalhes, todos eles.

Me parecem ser, olhando desse ponto de vista, relações mais ricas e intensas. E isso é algo muito gostoso de acompanhar.

Embora eu esteja quase me formando na graduação de letras, Graças a Deus não perdi a capacidade de me entregar na mão de um autor sem pára-quedas.
Por hora, fico por aqui. Para quem ainda não leu, um conselho: esqueça tudo o que se diz sobre Harry Potter. Leia!