quarta-feira, 11 de setembro de 2013

crianças e riscos, futuro não construído...


Hoje de tarde vi uns meninos, uns bem pequenos com aparência de menos de 9 anos, e uns maiores de 15, brigando, com pedaços de cabo de vassouras, os mais velhos suspendendo os mais novos, ameaçando jogar no valão, e todos se ameaçando de morte, de arrancar sangue e por aí vai, com bastante violência. Num nível mesmo que já passou do limite faz tempo.

Crianças que são incapazes de acompanhar uma narrativa; não suportam sequer a ideia de sentar algum tempo na escola e dar atenção ao professor; mas que conhecem palavrões e expressões que eu nem imaginava existir, decoram todos os "funks" mais "pesados", pesados no que se refere a apologias sexuais e do tráfico.

Fico me perguntando se há algo que se possa fazer para que eles se insiram na sociedade. Veja, não estou nem falando do mercado de trabalho formal, não. Falo de mais perto, de poder ir a um museu ou ao pão de açúcar com a escola; a uma apresentação de música clássica. Escola é tempo de apresentarmos ao aluno aquilo que faz parte da história da cultura da humanidade, principalmente o que ele não convive.

Como é que a gente convive com um ser humano que não tem um mínimo de adequação com a sociedade, com  o outro? Nas coisas mais básicas, como passar pela mesma rua sem a criatura jogar uma pedra ou me xingar! Porque é muito bom dizer contra a discriminação de negros, do funk, mas e o que se faz com  a falta de educação? ignoramos!!!!

P.S. A foto é do elenco principal de O SENHOR DOS ANÉIS.