quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Prosperidade e fartura!


Hoje, como muita gente sabe, é dia de São Cosme e São Damião. Uma data importante para católicos e o povo dos terreiros país afora. É festa de criança nos centros. Embora eu entenda a importância deles, não é uma das minhas festas preferidas, do ponto de vista prático (dá muuuito trabalho lidar com as crianças na macumba, sabem...), mas é uma data que considero importante. Tenho filhos e vivo pedindo proteção pra eles, e agradecendo também.

Vi uma notícia horrível: uma mulher no Amazonas tirou a filha da barriga de outra, com uma gilete e quase conseguiu roubar a criança. a mulher está mal num hospital. O mundo está muito perigoso para as crianças, sabemos. Vejo todos os dias as perspectivas sendo afastadas de todos aqueles que são filhos de trabalhadores, assalariados e desempregados, com pouca instrução e que só tem acesso à escola pública, muitas vezes em municípios como São Gonçalo que não dispõe de bibliotecas públicas, mergulhados na baixa qualidade do ensino, que vão sendo colocados e mantidos numa situação de desvantagem.

Essas coisas me incomodam porque há tarefas para os pais, e há tarefas para governos e sociedade. Mas qual parte de quem, como levar as pessoas a cumprir sua parte? Certamente o modo como a tv está organizada/dividida no Brasil não contribui muito. Essas coisas atrapalham até mesmo pessoas que entendem a necessidade do cuidado passo-a-passo com a formação escolar, literária, de conteúdos acadêmicos.

Não é que me falte esperança, mas no momento sinto-me bem sozinha nessas preocupações, visto que a maioria das organizações de algum modo ligadas a política concentram-se na parte eleitoral desta. Se eu sei que o caminho da luta é longo, sem organização então....