sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Menores descontrolados

Esta semana vi uma notícia sobre um grupo de menores, muito violentos e destruidores, em São Paulo que, ao serem pegos, alegaram todos terem menos de doze anos. Depredaram o conselho tutelar em lá chegando. Eu pergunto como lidar com seres que parecem nem ter se iniciado na civilização o mínimo para poderem ser ressocializados, porque aquele grupo parecia de incomunicáveis, sendo pessoas.

Existem leis para proteger a infância, mas como se protege um menor que não tem noção de que não se é senhor da sua vontade numa sociedade com regras, ou seja, não tem noção de si mesmo, nem de que não se pode depredar sem punição, e assim sucessivamente. O que se faz com um ser assim, já tão destruído antes mesmo de conhecer algma formação ou construção??

Isto me leva a algo que parece óbvio, que é o fato de ser necessário, para se viver em sociedade e, portanto, submeter-se às regras, aprender isso desde a tenra infância. Sendo assim, não é de fato óbvio já que está faltando que seja feito. Penso mesmo que, por alguma razão à qual nem mesmo posso supor, circula um pensamento de que os filhos se educam sozinhos, como se aprender fose automático, pelo simples fato de estarem vivos, o que não é em absoluto possível.

Mas, o problema esta aí, e não só entre aqueles que estão sem família e o que se faz? O que se deve fazer?

Não sei resposta alguma, mas me preocupa que ainda haja milhares dando à luz, sem estarem dispostos a cuidar dos seus.