terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Última segunda-feira do ano indo embora.


O tanto que me incomoda o Natal, me anima o Ano Novo. São só datas e os dias a semana continuam correndo na mesma ordem, eu sei, mas acho tão bom ano começando. Dá mais ânimo, sobretudo quando temos planos por começar ou em andamento, como é o meu caso com o Mestrado. E este será um novo ano em vários sentidos, já que estou num momento profissional diferente.

Já há uns 20 dias em casa, estou começando a por as leituras em dia. Comecei por terminar de ler obras literárias que, por falta de tempo, deixei pela metade. Estão na fila América, de Kafka; A Caverna, do Saramago e O Lobo do Mar, do Jack London. Junto a estes estão as leituras teóricas: Marcuse, Marx, Blanchot e por aí vai. Mas isso é muito animador.

Se servir de consolo pra alguém, essa coisa de passar não sei quantos anos construindo lentamente um caminho demora, mas começa a trazer resultados antes mesmo de todos os cabelos ficarem brancos e a bengala impor-se como necessidade. Falando sério, o caminho sendo trilhado já é metade da "graça" de se estar vivo. E quanto mais a gente constrói, menos tempo tem pra apurrinhar que a gente ama, principalmente os filhos. Gosto de não ser um peso pra eles. Gostaria de ter tido mais dinheiro, mas não ser uma dramática mala sem alça já é um alívio, eu sei do que estou falando.

Vejo 2012 com muuuito bons olhos, e muita poesia também.