domingo, 1 de setembro de 2013

sociedade organizada. (?!)


Organizar uma sociedade é um processo que demanda certo tempo. Na verdade, certos períodos de tempo, a depender de que parte da sociedade se está organizando. Não, não é possível empreender tal tarefa considerando um todo, mesmo que sejam "atacadas" certas frentes simultaneamente, há de se ter organização e distribuição de tarefas.
Várias questões atuais me movem a pensar nisso, no entanto uma em especial: o descuido persistente e sistemático com a educação. É neste quesito que se inicia a construção de um país desigual. Quer ver um modo como isso se apresenta: os altos salários e privilégios em Brasília. Diz-se que não era interessante para ninguém ir atuar lá, de modo que "conquistaram" os membros do parlamento, funcionários, enfim, o pessoal todo atuante na estrutura política e organizativa da nação brasileira a mudar-se para a nova capital mediante muitas vantagens monetárias e materiais.
Isto foi há 52 anos. Hoje, mesmo não sendo mais este o contexto, os gastos não foram adaptados, ou atualizados para baixo. O que poeríamos fazer pela estrutura deste país com o dinheiro?

Hoje li um artigo dum médico, que já dirigiu os MÉDICOS SEM FRONTEIRAS NO BRASIL, defendendo a vinda dos Cubanos, e ele dizia (não com essas palavras) sobre o mapeamento das doenças que passar a haver atendimento nos locais onde nossos médicos não quiseram ir permitirá. Ou seja, iniciando-se algum atendimento, poderemos ter uma noção mais próxima do real da saúde de maior quantidade de pessoas. Isso, em consequência, exigirá reorganização nas verbas aplicadas na saúde, ampliará o Brasil do qual a estrutura estatal poderá cuidar.

O que nos atrapalha muito, ricos e pobres, é essa cultua individualista, que ensina a pensar somente nos próprios interesses, o que é suicídio, visto que o homem é um animal social, e não vive sozinho. Ao longo do tempo vão sendo pensadas formas de organizar a sociedade, mas não podemos fugir de vivermos organizados ou não, numa coletividade. É mais que tempo de lembrarmos disso. Causa e consequência.