domingo, 23 de setembro de 2012

Meus Saramagos.


Quando eu tinha 16 anos, ainda não tinha lido nenhum livro sério, que não fosse didático. Havia acabado de me filiar ao Partido Comunista. Uma pessoa que eu conhecia, mais velha do que eu, me recomendou começar a leitura por O NOME DA ROSA, do Umberto Eco. Na verdade, ele me recomendou começar pelo filme feito a partir do romance, e em seguida ler o romance. Foi um ótimo conselho.

Alguns anos e leituras depois, tentei ler pela primeira vez ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA, do Saramago. Foi em 1994, estava num momento bem difícil da minha vida e não consegui passar do segundo cego...uns 4 anos depois eu tentei de novo e, após uma leitura que me causava grande sofrimento, consegui concluir a empreitada. Foi meu primeiro Saramago. Com o tempo venci MEMORIAL DO CONVENTO, TODOS OS NOMES, escolhi para um trabalho de pós-graduação O ANO DA MORTE DE RICARDO REIS. Segui lendo O EVANGELHO SEGUNDO JESUS CRISTO e CAIM - durante um carnaval. Comecei A CAVERNA, mas parei aproximadamente antes da metade, por ocasião do processo seletivo para o mestrado no final de 2010.

Desde que passei para esse mestrado ainda não consegui retomar a leitura dos meus Saramagos, comprei LEVANTADO DO CHÃO e HISTÓRIA DO CERCO DE LISBOA.

No dia 18 de junho de 2010, uma sexta-feira, quando ele morreu, levei os meus Saramagos para a aula que eu ia dar. Um escritor precisa ser lido, acima de tudo.