sábado, 16 de julho de 2011

FLOR DA NEVE E O LEQUE SECRETO - de Lisa See


Peguei, na verdade comprei, este romance para ler por ser a leitura programada para a reunião de agosto do CLUBE DE LEITURA de Icaraí/EDUFF, do qual passei a participar no início do ano. Eles/elas tem muito bom gosto e esta obra foi mais uma prova do que afirmo. Acabei a leitura hoje, por volta de meio-dia e fiquei profundamente tocada.

Literatura, arte em geral, não existem para dar conta de realidade, passado, presente ou expectativas. No entanto, se as artes não estivessem tão ligadas a nós, seres humanos, não haveria sentido em conviver com elas e, provavelmente, não nos mobilizariam tanto.

Após esta leitura, sinto-me mais velha, como seu tivesse me recolhido a algum tipo de resguardo religioso para refletir sobre a minha estada nesta vida. Foi pesada, neste sentido, a leitura. Para alguém como eu, que se rebelou contra comportamentos tão usuais em nossa sociedade que chegam a parecer naturais, como conviver com uma família com a qual não consegue se relacionar, foi uma ampla experiência, afinal tenho tarefas como mãe dos meus filhos que terão de ser cumpridas independente do meu não-relacionamento com os ancestrais.

Por fim, a história é contada belamente e em primeira pessoa. Recomendo, é claro.

Nenhum comentário: