terça-feira, 10 de junho de 2008

Para aprender , ou a ARTE DE RECEBER

Lugar comum é dizer que ninguém é tão sábio que não tenha nada pra aprender, assim como ninguém é tão burro que não tenha nada pra ensinar. Todo mundo se vê sabedor disso.
Na prática a coisa é bem outra. Mea culpa, tenho me deparado com o fato irremediável de que sou como todo mundo nisso também.

Acontece que aprender consiste em estar aberto para receber, trabalhar e apreender. E não falo somente de informações ou conhecimento, não. Falo de aprender a amar, a conviver, escutar, conhecer, reaprender a viver mesmo.

Talvez uma das coisas mais difíceis de se aprender seja escutar, sobretudo quando o que há pra ouvir é um não, ou são críticas e observações, qualquer coisa que contrarie a nossa vontade e expectativas. Perdemos oportunidades preciosas por que não estamos, em geral, abertos de fato pra escutar.

É trabalhoso, inicialmente causa um certo desconforto, mas é reconfortante. Se permitir aprender é uma forma de amar. Saber escutar é uma forma de demonstrar amor por alguém.

Tem dias em que tudo o que eu preciso é de alguém escutando as minhas lamentações e rabugices. Por isso eu quero te agradecer.
Às vezes tenho vontade de perguntar o que temos, você e eu. O que é que traz essa paz quando estamos juntos? No entanto, quando a gente se abraça essa vontade passa e não importa saber nada. Todos os dias tenho vontade de abraços seus.

Nenhum comentário: